FATOS RELEVANTES

1 – Pessoas com Altas Habilidades são indivíduos com necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação nacional e internacional. No entanto, as iniciativas para o seu apoio ainda são insuficientes na sociedade brasileira

2 – Alto Habilidosos são educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade de liderança, talento especial para arte, habilidades psicomotoras.

3 – A Alta Habilidade está inserida na Educação Especial, sendo garantido atendimento educacional especializado.

4 – O Alto Habilidoso necessita de estímulos educacionais diferenciados, sendo imprescindível o aprofundamento em matérias nas quais possui Alta Habilidade e o equilíbrio nas demais, nas quais provavelmente apresentará  dificuldade, já que praticamente se interessará apenas pela área da qual gosta.

5- A ausência ao atendimento às necessidades especiais do AH levou à fundação da APAHSD em 16 de abril de 2005, com o objetivo de desenvolver pessoas com Altas Habilidades e orientar suas famílias. Como ponto de partida, as ações da APAHSD concentraram-se em identificar Alto Habilidosos, pois as estatísticas oficiais do Estado de São Paulo não apontavam a existência de superdotados. A partir da constatação de Alto Habilidosos na população paulista, em uma porcentagem similar à indicada por organismos internacionais, iniciou-se a trajetória de luta da APAHSD pelo reconhecimento e atendimento desse público.

6- Quantitativamente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) coloca a porcentagem dos Alto Habilidosos cognitivos em 5% de qualquer população. Ou seja, em uma empresa com 1.000 funcionários, 50 teriam Altas Habilidades. Em uma escola com 500 alunos, 25 teriam Altas Habilidades. Seguindo este raciocínio, temos 2 milhões de superdotados em São Paulo. Entretanto, o índice da OMS leva em conta somente pessoas com Altas Habilidades cognitivas, ou seja, não estão incluídos neste índice Habilidades Artísticas, Corporais, Musicais, etc. A estimativa que se faz é de que a porcentagem de Altos Habilidosos em uma população seja de 10%, em média.